Os dados abaixo foram livremente traduzidos do AUSTRALIAN CATTLE DOG HEALTH - TESTING “BREEDER OF HEART” REQUIREMENTS, elaborado pelo AUSTRALIAN CATTLE DOG CLUB OF AMERICA INC (USA)
Os principais problemas de saúde da raça Australian Cattle Dog são a surdez; atrofia progressiva da retina, ou PRA, que causa perda de visão; e displasia coxofemoral. Por isso é recomendado que os cães, especialmente os reprodutores, sejam submetidos a testes de saúde, como lista o National Breed Club USA:
Avaliação do quadril: É feita a avaliação do pai e da mãe por raio-x para verificar se há doença na articulação do quadril. Normalmente realizado aos 2 (dois) anos de idade.
Avaliação do Cotovelo: É feita a avaliação do pai e da mãe por raio-x para verificar se há doença na articulação do cotovelo. Normalmente realizado aos 2 (dois) anos de idade.
Teste de DNA PRA: Teste genético (DNA) para doenças oculares que causam cegueira, geralmente em cães de meia-idade ou mais velhos. Cães podem ser avaliados em qualquer idade, porque é um teste de DNA.
Teste BAER: Identifica a Surdez Congênita. Um profissional qualificado, geralmente um veterinário, realiza um teste BAER (Resposta Auditiva Evocada do Tronco Cerebral) para audição em cada orelha. O pai e a mãe devem ser avaliados. Os cachorros podem ser avaliados com 6-8 semanas de idade.
Luxação Primária da Lente (PLL): Por meio de teste genético (DNA). é possível identificar uma doença ocular dolorosa em que a lente é deslocada ou deslocada. Pai e mãe podem ser avaliados antes de procriar. Filhotes podem ser avaliados porque é um teste de DNA.
Avaliação Oftalmológica: Exame oftalmológico realizado por um oftalmologista veterinário, em que se busca identificar sinais visíveis de várias doenças oculares, especialmente dos pais. É realizado com uma idade mínima de 24 (vinte e quatro meses).
Alguns distúrbios menos comuns também podem afetar a raça, portanto, o National Breed Club USA considera opcionais, mas recomenda exames:
Luxação Patelar (Opcional): Um veterinário apalpa para verificar se há luxação congênita da rótula. Radiografias também podem ser feitas.
Banco de Dados Cardíacos Congênitos: Um veterinário (de preferência um cardiologista) faz um exame para verificar se há cardiopatia congênita. Pode ser ausculta apenas ou com ecocardiograma.
Atrofia Retiniana Progressiva RCD4: Teste genético (DNA) para doenças que causam cegueira. O pai e a mãe podem ser avaliados antes da reprodução. Filhotes podem ser avaliado porque é um teste de DNA.
Consulta radiográfica para TOC dos Jarretes: Verifica se há osteocondrite dissecante (uma doença inflamatória degenerativa) neste caso, do jarrete.