A Fédération Cynologique Internationale é a Organização Canina Mundial. Inclui 98 membros e parceiros contratados (um membro por país) que emitem seus próprios pedigrees e treinam seus próprios juízes.
A FCI tem três seções : Europa, Américas e Caribe, Ásia, África e Oceania.
A FCI garante que os pedigrees e juízes sejam mutuamente reconhecidos por todos os membros da FCI.
A FCI reconhece 356 raças. Cada um deles é a 'propriedade' de um país específico. Os países 'proprietários' das raças escrevem o padrão dessas raças (descrição detalhada do tipo ideal da raça), em cooperação com os Padrões e Comissões Científicas da FCI. A tradução, atualização e publicação das normas são realizadas pela FCI. Esses padrões são a referência para os juízes em exposições realizadas nos países membros da FCI, mas também para os criadores em sua tentativa de produzir cães de alta qualidade.
Cada membro ou parceiro contratual realiza exposições internacionais de conformação (CACIB) , bem como provas e testes internacionais de trabalho (utilitário, rastreamento, estilo nórdico, monitoramento) / caça (CACIT), agility internacional (CACIAG), obediência (CACIOB) e dança canina (CACID), corridas e percursos internacionais (CACIL) e provas internacionais de pastoreio (CACITR). Os resultados dessas competições/provas são enviados para a Sede da FCI onde são processados e homologados. Quando um cão recebe um certo número de prêmios, ele é elegível para o título de Campeão Internacional de Beleza, Show, Trabalho, Beleza e Trabalho, Agilidade, Obediência, Dança de Cães, Corrida, Beleza e Desempenho ou Campeão de Pastoreio. Estes títulos são homologados pela FCI.
Além disso, todo criador pode solicitar o registro internacional de seu nome de canil por meio de sua organização canina nacional.